Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Em Santo Amaro, Patrulha do Bairro

Grande Recife

Em Santo Amaro, Patrulha do Bairro

26/05/2013 00:37 -
Já em Santo Amaro, as mudanças ainda estão caminhando de forma vagarosa. As ruas estavam praticamente vazias, apenas com alguns transeuntes que caminhavam em direção às suas residências. Nada de comércio, crianças brincando, senhoras fofocando com as vizinhas e homens jogando dominó após um dia de trabalho. Do lado de fora das casas, estava apenas dona Maria José Pessoa, a Índia, como é chamada por todos, e dois vizinhos de porta, que logo entraram em casa.

A líder comunitária contou um pouco como é a ação da Patrulha do Bairro em sua comunidade. No passado, conforme relatou a acompanhante de idosos, a situação era complicada. “Havia muito assalto antes da chegada desses policiais, mas agora melhorou bastante. Apesar de ainda ter muitos problemas, a violência diminuiu”, conta.

Ela sugere, ainda, que a polícia passe a usar mais as motocicletas na hora de fazer a patrulha. “Seria melhor com as motos, pois, às vezes, quando a polícia passa de carro eles (os criminosos) escutam e correm para os becos, o carro não passa”, indica Maria José, de 58 anos, e 24 deles residentes em Santo Amaro.

NÚMEROS
Com um total de 280 viaturas, sendo 223 no Recife e 57 no Interior, além da construção de uma parceria junto às comunidades através de um sistema de colaboração, o Patrulha do Bairro aponta redução de crimes como roubo, sequestro e  sequestro relâmpago. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), entre agosto do ano passado e abril deste ano, o Recife registrou queda de 28,3% da criminalidade. Na Região Metropolitana, a redução foi de 27,5% e, em todo o Estado, de 17,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário